Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Confronto entre Portugal e Suécia no play-off para o Mundial de 2014

Paulo Bento antevê "dois jogos equilibrados". Saldo de confrontos com os suecos é desfavorável à selecção portuguesa.

A Suécia é o adversário de Portugal no play-off de acesso ao Mundial de futebol 2014. O sorteio realizado em Zurique, nesta segunda-feira, colocou frente a frente duas selecções que, ao longo da história, já se defrontaram por 15 vezes.

Os jogos do play-off realizam-se a 15 e a 19 de Novembro, primeiro em Portugal, no Estádio da Luz, e depois na Suécia. De resto, a selecção nacional nunca conseguiu bater os nórdicos em território português e, no total dos 15 encontros entre as duas equipas, o saldo é desfavorável: três vitórias portuguesas, seis empates e seis triunfos suecos. É possível adquirir bilhetes para o jogo Portugal - Suécia AQUI. Para obter bilhetes para o Mundial de 2014 no Brasil basta aceder AQUI.

De qualquer modo, nos últimos três encontros, as duas equipas empataram e a selecção nórdica não vence Portugal desde 1984. As duas selecções nunca se cruzaram em fases finais de grandes competições, mas, em fases de apuramento, Portugal levou a melhor na caminhada rumo aos Mundiais de 1986 e de 2010.
Actualmente, a selecção nórdica ocupa o 25.º lugar do ranking da FIFA, 11 posições abaixo da equipa portuguesa. Na qualificação para o Brasil 2014, terminou o Grupo C no segundo lugar, com 20 pontos, menos oito do que o vencedor, a Alemanha.

Nessa caminhada rumo ao play-off, a selecção orientada por Erik Hamren bateu-se quase de igual para igual com os germânicos, com os quais protagonizou os dois grandes jogos do apuramento (empate 4-4 em Berlim, derrota por 3-5 em Solna). O principal deslize dos suecos aconteceu frente à Áustria, em Viena, onde perderam por 2-1.

Em 2013, a Suécia efectuou 13 partidas, somando sete vitórias, três empates e três derrotas. Para além das duas registadas no Grupo C, a terceira aconteceu frente à Argentina (2-3), em Fevereiro, num jogo particular. Zlatan Ibrahimovic, a grande figura da equipa, marcou, desde o início do ano, sete dos 22 golos da selecção.
 
A primeira reacção ao sorteio partiu do seleccionador português, Paulo Bento: "Vão ser dois jogos bastante complicados, dois jogos equilibrados. É uma equipa que, apesar de ter um dos melhores avançados do mundo, vale pelo colectivo", afirmou ao site da Federação Portuguesa de Futebol.
"[A Suécia] ficou em segundo num grupo que tinha um dos grandes candidatos à vitória nas grandes competições, que é o caso da Alemanha. Mas nós, independentemente do adversário, competiremos com o objectivo de estar no Mundial", promete o treinador.

Sorteio
Primeira mão (15 de Novembro)
PORTUGAL - Suécia
Ucrânia - França
Grécia - Roménia
Islândia - Croácia
Segunda mão (19 de Novembro)
Suécia - PORTUGAL
França - Ucrânia
Roménia - Grécia
Croácia - Islândia

Sem comentários:

Enviar um comentário