Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

João Sousa na segunda ronda do Estoril Open

após bater Gastão Elias (5-7, 6-4 e 6-2).

Tal como o ano passado, também na ronda inaugural da edição de 2012 do Estoril Open João Sousa levou a melhor sobre o compatriota Gastão Elias. Em mais um duelo longo (duas horas e 10 minutos), o vimaranense acabou por triunfar em três “sets”, com parciais de 5-7, 6-4 e 6-2. Agora, o usbeque Denis Istomin (45.º jogador mundial e quinto cabeça-de-série no Jamor) é o adversário que se segue.

A fechar uma longa jornada com tenistas nacionais no “court” Central, Sousa e Gastão bateram-se até à exaustão e a exemplo da edição anterior (7-6, 3-6, 5-2 e desistência), foi João a surgir mais forte fisicamente e a segurar o triunfo.

No primeiro “set”, Gastão – que só chegou a Lisboa na manhã de segunda-feira, oriundo de São Paulo – entrou muito bem e fez logo “break”. Com uma enorme segurança no fundo do campo, o jovem natural das Caldas da Rainha não demorou muito a adiantar-se para 4-1. Tudo parecia fácil... Mas não foi!

Quando já poucos acreditavam que o “set” inicial pudesse escapar a Elias, Sousa reagiu, fez o seu primeiro “break” no jogo 6 e repetiu a façanha no décimo, precisamente quando o compatriota servia para fechar. Após o 5-5, a vantagem parecia ter mudado de lado, mas Gastão ainda teve forças para quebrar mais um jogo de serviço de Sousa e, à segunda tentativa, concluiu mesmo o parcial.

Melhor colocado no “ranking” mundial (140.º), João Sousa teve de elevar o nível do seu jogo no segundo “set” para se manter na corrida. Contudo, Gastão (196.º ATP) não deixou de lutar e resistiu até onde conseguiu. Porém, com naturalidade face à superioridade que entretanto passara a exibir, Sousa fechou o parcial com 6-4.

No terceiro e decisivo “set”, Sousa manteve-se sempre por cima, confirmando estar a atravessar o melhor momento da carreira. Gastão foi até ao limite das forças, mas cedo se percebeu que bastava uma quebra de serviço para, física e psicologicamente, ceder. E foi isso que aconteceu. O 6-2 espelha bem a forma segura como João Sousa dominou os últimos instantes do embate que acabou debaixo de muito frio e vento no Jamor.

Com este triunfo, João Sousa já assegurou a conquista de 20 pontos ATP e um cheque no valor de 6885 euros. Agora, é tempo de recuperar forças e pensar em Denis Istomin...

in Record

Sem comentários:

Enviar um comentário