Número total de visualizações de páginas

domingo, 10 de junho de 2012

Espanha e Itália empatam a uma bola

Empate justo face ao rendimento das duas equipas. Um dos melhores jogos do Europeu até ao momento.
 

O favoritismo neste Euro-2012 é uma mera utopia. A Espanha, detentora do troféu e vencedora do Mundial-2010, não conseguiu justificar mais que um empate frente a uma Itália digna e batalhadora (1-1).

FICHA DE JOGO

Di Natale saiu do banco para inaugurar a contagem na etapa complementar, Cesc Fabregas restabeleceu a igualdade pouco depois. Pelo meio, Balotelli e Fernando Torres desperdiçaram o que puderam. Nada de novo aqui.

Foi um dos melhores, talvez o melhor, jogo do Campeonato da Europa até ao momento.

A lógica invertida

A Itália iniciou o encontro com uma estratégia aparentemente defensiva mas acabou por prender a Espanha na sua teia a sair para vários ataques de belo recorte. Cassano esteve particularmente inspirado, enquanto Balotelli misturava momentos de génio com outros de loucura.

O futebol rendilhado dos espanhóis, com excesso de médios e escassez de centimetros na área contrária, embatia no muro transalpino. A defesa montada por Cesare Prandelli sauava mas conseguia afastar o perigo.

No setor intermediário, Thiago Motta e sobretudo Pirlo ganhavam ascendente sobre os criativos catalães. Isto porque Xabi Alonso pouco ou nada apareceu. 

Ao intervalo, aliás, Iker Casillas assumia até a improvável condição de homem de jogo. Após um par de defesas apertadas, o capitão da seleção espanhola evitou o golo de Thiago Motta com uma intervenção espantosa, já em período de descontos.

O nulo no final do primeiro tempo refletia o respeito de parte a parte, embora seja justo salientar que a Itália deixou uma boa imagem ao longo dos primeiros quarenta e cinco minutos, longe daquela Itália ultra-defensiva do passado recente.

Os génios e os loucos

A equipa transalpina viria mesmo a chegar à vantagem. Num reatamento de partida a um ritmo elevadíssimo, Iniesta ficou perto do golo após remate cruzado e Balotelli provou que é capaz de momentos incomparáveis.

Ao minuto 54, o avançado aproveitou um erro de Sergio Ramos e ficou isolado. De repente, parou. Foi a passo para a área contrária, pensando na vida e sabe-se lá mais em quê, acabando por permitir a recuperação e o corte providencial de Ramos.

O selecionador italiano perdeu a paciência e lançou Di Natale. Balotelli viria o seu substituto marcar um golo de belo efeito logo depois, após um trabalho brilhante de Andrea Pirlo. O maestro transalpino passou por um, dois, isolou o avançado com o pé esquerdo e este bateu Casillas com frieza.

A Espanha, menos Espanha do que é hábito, teve o mérito de anular a desvantagem logo depois. David Silva apareceu para isolar Cesc Fabregas com um toque sublime. Este rematou de pronto e fez o empate.

Curiosamente, Cesc Fabregas seria uma opção para sair em breve, enquanto David Silva foi substituído logo após o golo. Del Bosque tinha decidido apostar em Jesus Navas e não mudou de ideias. Aliás, foi um final de tarde pouco feliz para o treinador espanhol.

A quinze minutos do final, Fernando Torres substituiu Cesc e seria o protagonista dos derradeiros lances de perigo. Primeiro, isolado, procurou fintar Buffon e este afastou o perigo com os pés. Depois, já ao cair do pano, não aproveitou um erro de avaliação do guarda-redes italiano e falhou um chapéu em vez de apostar num passe lateralizado para um companheiro sem oposição.

Empate justo face ao rendimento das duas equipas. Um dos melhores jogos do Europeu até ao momento. A Itália terá uma palavra a dizer na competição.

in Mais Futebol

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei surpreendido com esta Itália. Conseguiram travar a máquina, e tiveram mesmo muito perto de a derrotar!

    Não perca Entrevista Exclusiva com Tengarrinha, jogador do Vit.Setubal, formado no FCP e no SLB, que já teve no Olhanense, Estrela da Amadora e Santa Clara! Declarações Bombásticas !
    em http://contra-ataque1.blogspot.com/

    VEJA, COMENTE E PARTILHE !

    Abraço e continuem assim !

    ResponderEliminar