Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Champions: Quase fez o impossível... novamente, mas Sp. Braga volta a cair frente ao United

No limite da crueldade.
A melhor notícia da noite de Braga foi a vitória do Galatasaray na Roménia, deixando o segundo lugar à curta distância de um ponto. O Manchester United apurou-se na Pedreira, com frieza extrema, fruto de uma reta final avassaladora. O Sp. Braga encolheu-se, rendendo-se às evidências.

Alan colocou os arsenalistas em vantagem, fruto de uma boa hora de jogo. Foi-se a luz e a qualidade de jogos do Sp. Braga.Alex Ferguson, naquele jeito pouco interessado, mexeu o suficiente para virar o destino a seu favor. Quem tem Rooney, Van Persie e Chicharito, pode relaxar. Dúvidas apenas no 1-2, na grande penalidade que Nuno André Coelho terá cometido sobre Wayne Rooney.

José Peseiro manteve-se fiel aos seus princípios, apostando num onze voltado para a frente, liberto de amarras e preconceitos, capazes de se agigantar perante um Manchester United em contenção de gastos. De energias, entenda-se.

Reinventar até à impossibilidade

Sir Alex Ferguson, ao fim de 26 anos como técnico dos red devils, já reinventou a sua equipa por tantas vezes que chega a acreditar em impossibilidades, como um meio-campo em que Anderson, pesado, se dá ao luxo de jogar à frente de Ryan Giggs e Wayne Rooney.

O problema começava mais atrás, com uma defesa coxa, um lado direito remendado com Valencia como lateral e Smalling sem ritmo ao centro. Mais à frente, o tal triângulo pouco convencional, perigoso até, como se viria a provar.

O Estádio AXA veio abaixo com o golo do Sp. Braga. Literalmente. A luz, pelo menos. Tudo começou num roubo de bola de Custódio. Curiosamente, com o pé em riste, um lance passível de falta mas típico do futebol inglês, onde costuma passar com impunidade. Assim foi.

Custódio ganhou a posse e a bola sobrou para Alan. Este devolveu ao médio defensivo que, com um ligeiro toque, deixou o infeliz Jonny Evans fora do lance. O central acabou por derrubar o português, já na área. Grande penalidade aceitável. Remate forte de Alan, golo!

O Manchester United parecia surpreendido. Terminara a primeira metade com a sensação de dever cumprido. 60 por cento de posse de bola, segurança extrema no controlo da mesma em zonas ofensivas, perigo até. Durante largos minutos, o Sp. Braga andava atrás dela, com alguma inquietude.

Contudo, quando a balança virava, os arsenalistas aproveitavam os remendos pouco eficazes do lado inglês e ganhavam confiança. Éder, uma vez mais em bom plano, esteve perto do golo ao minuto 23. 

Festa adiada em Braga, tudo à espera do momento que chegaria logo após o intervalo. Perto da hora de jogo, entra as celebrações intensas, a luz foi abaixo. Um ano após o apagão na receção ao Benfica (a 6 de novembro de 2011), o Estádio AXA voltou a ser afetado.

Foi-se a luz e a tranquilidade

Durante longos doze minutos, toda a eletricidade da bancada norte desapareceu. Infeliz acaso numa noite de Liga dos Campeões, faltando apurar responsabilidades.

Regressou a luz, Alex Ferguson agradeceu a pausa e começou a mexer. Desta vez, de forma acertada. Nuno André Coelho ainda obrigou De Gea a bola defesa mas o United ia crescendo consideravelmente. Com a entrada de Van Persie, ganhou dimensão e aproximou-se do real valor.

Beto, no meio de nada, anunciou o desastre com uma saída completamente irrefletida. Van Persie fugia, é certo, mas para a esquerda. O holandês, letal como sempre, agradeceu e fez o empate. O Sp. Braga quebrava num par de instantes, sem tempo para respirar, ficando a reclamar da sua sorte.

Ao minuto 84, Wayne Rooney confirmou a reviravolta no marcador. Beto defendeu a primeira, Nuno André Coelho fez o carrinho e o inglês caiu com aproveitamento. O árbitro ficou indeciso, o tal auxiliar de linha fez-se útil mas considerou haver grande penalidade. Duvidoso. Penalty convertido, 1-2.

Peseiro, que não mexera até então, quis responder de pronto. Demasiado tarde. Chicharito ainda provou que a qualidade é um bem incomparável, com o terceiro golo em tempo de descontos.

in Mais Futebol

Sem comentários:

Enviar um comentário